sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Receita de hoje: pudim de leite condensado de soja

       

Gente, minha vida está uma loucura! Eu só tenho que agradecer a compreensão de todos para a demora em escrever no blog. Meu tempo anda apertadinho!

Mas a vida continua...não estou reclamando (de maneira alguma!), apenas comentando e justificando meu sumiço. Mas, para quem acompanha o blog no facebook, sabe que estou bem presente. Espero que as dicas estejam sendo bem aproveitadas.

Bom, essa receitinha de hoje foi uma ideia do meu amor. Na verdade, não só uma ideia, mas uma surpresa. Ele quis fazer um pudim e pegou a receita original no Cybercook e só me deixou ver o que era depois de pronto. Vejam só, fiquei proibida de entrar na cozinha! Mas foi por um bom motivo, concordam?

A única mudança na receita original foi que ele acrescentou essência de baunilha para ver se diminuía o sabor acentuado da soja e que ao invés de usarmos o leite de soja, usamos o leite de vaca sem lactose. Eu, particularmente, achei que funcionou bem e adorei. Ele achou que no dia seguinte o sabor da soja acentuou. 
Mas, convenhamos, é muito dificil ficar igual ao pudim de leite, mas eu acredito que adaptação é a base de tudo. Eu adorei e não podia deixar de compartilhar com vocês!

Antes de divulgar a receita, gostaria de compartilhar uma reflexão...

Lembrando que muito tem se falado a respeito da soja. Mais especificamente, sobre os prejuízos que ela pode trazer. Recebi uma dica valiosíssima de uma leitora, a Margaret, que me alertou sobre os efeitos do consumo da soja sobre a tireóide. Acho super importante estarmos por dentro do que se tem falado e fico sempre grata pela participação de todos. Alimentação é tudo! Aliás, foi ela quem me indicou o livro "Barriga de Trigo", que ainda não tive a oportunidade de ler. Obrigada pelas super dicas!
O ponto mais importante da nossa vida é o equilíbrio e os nossos pensamentos. Penso que tudo o que comemos, em excesso, traz algum prejuízo. A vida demanda que nós tenhamos equilíbrio e saibamos o que comer, na quantidade e no momento certos. Dessa forma, o blog não tem a função de boicotar os desejos de ninguém. Cada um é livre para decidir se deve acatar ou não a uma receita publicada. Alimentação é uma questão muito individual, pois o que é bom para mim pode não ser para vocês e vice versa. Por exemplo, banana é uma fruta, ou seja, teoricamente, ela é saudável para todos. Porém, eu não posso comer todos os dias, em excesso, porque ela me dá náuseas e fico me sentindo empanturrada. Sendo assim, ela não é  tão saudável para mim como pode ser para outras pessoas. E ter um blog é isso, agradar alguns, desagradar outros...quando me coloquei a disposição dele, tinha consciência disso. 
Na minha concepção (vejam, minha e talvez não a de todos), tudo o que jogamos para o universo volta para nós. Então, se pensarmos que a cada alimento que ingerimos vamos adoecer por algum motivo, certamente é isso que o universo nos dará de volta, uma doença. Atraímos aquilo que pensamos, a cada momento de nossas vidas. Por isso, sou a favor do equilíbrio, pois também nada adianta comer alimentos não saudáveis e achar que vamos escapar só porque temos bons pensamentos. É importante que saibamos que se tivermos equilíbrio com nossos pensamentos, atitudes e alimentação, aumentamos a chance de vivermos bem. 
Cada leitor deve ter acompanhamento de um profissional específico da área e decidir, junto a ele, o que deve ou não comer. Gosto de deixar isso claro porque se decidir seguir tudo o que escrevem sobre os alimentos, o blog se resumirá a receitas que levam somente água, pois as frutas, verduras e legumes trazem com eles resquícios de agrotóxicos, as farinhas causam outros prejuízos, a soja não é boa, o leite também não...Aqui, quem escreve não é a nutricionista ou médica de vocês, mas sim uma companheira de jornada, uma pessoa que gosta de comer de tudo mas que considera (e muito!) a importância de estarmos equilibrados e sermos saudáveis...
Espero que as receitas ajudem vocês a matar alguns desejos, de vez em quando, e mais do que tudo, espero que vocês encontrem, a cada dia, equilíbrio para se manterem saudáveis e com um sorriso no rosto. 
Por isso, a melhor dica que posso oferecer a vocês, nesse momento, é que vocês continuem ouvindo o corpo de vocês e façam as receitas que ele aceitar. Isso é fundamental! Continuem participando, mandando informações, isso ajuda muito o blog a crescer, sem contar que me ajuda, tanto como celíaca como para repassar informações a vocês. 

Vamos a receita, então?
Separe os seguintes ingredientes:

- 1 lata de leite condensado de soja
- A mesma medida de leite de vaca sem lactose (quem não encontrar, pode usar o leite de soja)
- 3 ovos
- 1 colher de sobremesa de amido de milho
- 1/2 xícara de chá de açúcar
- 1 colher bem rasa de sobremesa de essência de baunilha. Quem preferir, pode até colocar menos.

Primeiramente, pré-aqueça o forno a 180 graus. No liquidificador, bata o leite condensado, o leite, ovos e o amido de milho, até obter uma massa homogênea. Por último, acrescente a essência de baunilha e bata mais. 
Caramelize o açúcar em uma forma de furo no meio (18 cm de diâmetro). Coloque o pudim e leve para assar em banho-maria por cerca de uma hora. O meu namorado não fez em banho-maria e ficou bom. Então, não sei dizer qual a diferença de fazer com ou sem o banho maria. 
Depois, é só desenformar (ainda quente) e se deliciar. 

Achei que o gosto e a textura ficam muito parecidas com a receita original do pudim de leite condensado. 

Aproveitem!
Quem testar a receitinha, manda uma foto para que ela seja publicada na fanpage. 

Beijocas 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...