quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

O que você deve saber resumidamente sobre: uso de medicamentos e cosméticos e sua relação com o glúten


Esse é um dos assuntos mais polêmicos que envolvem a doença celíaca. E sabem por que? Simplesmente porque muitos médicos ainda não reconhecem essa relação como algo que faz sentido, porém muitos pacientes relatam-na como "mais verdadeira, impossível"

Eu, particularmente, nunca observei sintomas relacionados ao uso de cosméticos e maquiagem, mas também não descarto e nem desacredito das pessoas que relatam tais sintomas, principalmente as que possuem DH (dermatite herpetiforme). Aliás, para quem tem DH isso e bastante sério e verdadeiro!

Sempre que vou tomar algum remédio, leio a bula procurando alguma informação a respeito do glúten e lactose. Até hoje, não encontrei um remédio que contenha glúten, já a lactose, vários. Precisei fazer um tratamento para o estômago e a domperidona (utilizada para má digestão) possui lactose. Aí, alguns (inclusive os médicos) falam: "Mas é muito pouco, pode tomar..."
É fato, gente! Começava a passar mal após alguns dias ingerindo 3 vezes por dia a tal medicação com lactose. Difícil é o médico acreditar e claro, não te achar fresca. Tentei explicar, entrar em um acordo, até que ele disse: "Não precisa tomar."


"Não precisa tomar? Como assim? Vim aqui para me tratar e você me diz que não preciso tomar?" Não aguentei e não sosseguei enquanto não encontrei uma maneira de continuar tomando a medicação, sem passar mal. Farmácia de manipulação foi a saída: conversei com a responsável, perguntei se na manipulação iria lactose (ou glúten, claro) e pronto. Consegui fazer o tratamento bem certinho, como manda o figurino. Tudo porque eu procuro ler sobre o assunto e persisti nele. E é isso que incentivo em todos...sejamos ativos!

Isso também aconteceu com um outro medicamento que preciso tomar diariamente. Mas neste caso, o médico foi bastante persistente e encontramos um, com as mesmas propriedades, e que posso tomar tranquilamente. 

Claro, o medicamento você vai ingerir e sabemos que mínimas quantidades de glúten são capazes de causar muitos prejuízos. 

Então, o que fazer?


Em primeiro lugar, ler a bula, do início até o fim. Restou dúvidas? Entre em contato com o fabricante.

O correto é se o medicamento tiver glúten, vir escrito...mas, sabemos que as indústrias falham bastante no quesito rotulagem, não é?

Mas como vou correr o risco de comprar o remédio (na maioria das vezes, caro), abri-lo, ler a bula e ver que contém glúten ou lactose?

Basta consultar a bula na internet. Existem vários sites que disponibilizam as bulas para consultas. Assim, você não correrá o risco de jogar dinheiro fora, certo?

E quanto aos cosméticos, qual a polêmica?

A grande polêmica é que os especialistas afirmam que as moléculas de glúten são grandes demais para atravessar a pele, não levando em consideração os pacientes com dermatite herpetiforme. 
Porém, a grande preocupação é que produtos de maquiagem, loções e cremes podem chegar até a nossa boca ou alimento consumido. 
Por isso, é sempre importante lavar bem as mãos antes de comermos e evitarmos de levar as mãos a boca. Lembrando que as chances de ingerirmos glúten com produtos como batons, brilhos labiais ou qualquer outro aplicado nos lábios, é bastante alta. Por isso, se você é celíaco, evite cosméticos com glúten, pois é uma forma de você se contaminar.



Outros tipos de produtos que valem a pena ser consultados, são os produtos bucais, como as pastas de dente e anti-sépticos. Quanto aos produtos dos dentistas, não acredito que levem glúten, mas não custa perguntar, certo?

Minha super dica de hoje é um grupo que existe no facebook, chamado "Cosméticos que contém glúten", coordenado pela Angela Borges. Para conhecê-lo, clique aqui! Lá, as pessoas podem tirar dúvidas, trocar informações, enfim, funciona como um grupo de ajuda mesmo. Todos são muito queridos e dispostos a ajudar. Sempre que preciso, sou ajudada.


E como saber se um cosmético contém glúten?

Disponibilizo aqui uma lista de substâncias que indicam a presença de glúten. Essa lista é divulgada pelo grupo "Cosméticos que contém glúten" em parceria com o grupo Viva sem glúten:

Na dúvida, é melhor imprimir e tê-la sempre na bolsa. Assim quando for hora de comprar os hidratantes, shampoos, condicionadores, maquiagens e outras coisas mais, dá pra consultar a listinha.


****************************************************************
- Wheat Derived Ingredients : (Trigo) Amp-Isostearoyl Hydrolyzed Wheat Protein; Disodium Wheatgermamido Peg-2 Sulfosuccinate; Hydrolyzed Wheat Gluten; Hydrolyzed Wheat Protein; Hydrolyzed Wheat Protein Pg-Propyl Silanetriol; Hydrolyzed Wheat Starch Dextrin Palmitate; Hydrolyzed Wheat Flour; Hydrolyzed Wheat Protein/Pvp Crosspolymer; Hydroxypropyltrimonium Hydrolyzed Wheat Protein; Hydrolyzed Wheat Protein; Stearyldimoniumhydroxypropyl; Triticum Vulgare (Wheat) Flour Lipids; Triticum Vulgare (Wheat) Germ Extract; Triticum Vulgare (Wheat) Germ Oil; Vitamin E Derived From Wheat Germ Oil ; Triticum Vulgare (Wheat) Gluten; Triticum Vulgare (Wheat) Starch; Wheat Amino Acids; Wheat Bran Extract; Wheat Germ Extract; Wheat Germ Glycerides; Wheat Germ Oil; Wheat Germamidopropyldimonium Hydroxypropyl; Wheat (Triticum Vulgare) Bran Extract; Wheat Germamidopropalkonium Chloride Wheat Protein; Wheat Germamidopropyl Ethyldimonium Ethosulfate Yeast Extract; - Oat Derived Ingredients: (Aveia) Savena Sativa (Oat) Flour; Avena Sativa (Oat) Kernel Protein; Oat (Avena Sativa) Extract; Oat Beta Glucanoat Extract; Oat Floursodium Lauroyl; Oat Amino Acids; Avena Sativa (Oat) Kernel Flour; Hydrolyzed Oat Flour

-Barley Derived Ingredients: (Cevada) Samino Peptide Complex; Barley Extract; Hordeum Vulgare (Barley) Extract; Phytosphingosine Extract Barley Lipids Secale Cereale (Rye) Seed Flour; Stimu-Tex- ativo obtido dos grãos de cevada (Hordeum vulgare) ...... outros inespecíficos.... Hydrolyzed Vegetable Protein (Se não especifica fica a dúvida) Hydroxypropyl (Quando não especifica qual vegetal / Pode ser de Trigo) Cyclodextrin Dextrin (Pode ser de Soja, Milho, mas se não especifica pode ser de Trigo ou Aveia) Maltodextrin ( Pode ser de Milho, mas se não especifica fica a dúvida) *Proteína de trigo - a referência na fórmula aparece como "Triticumvulgare" ou wheat - trigo; Wheat Protein- proteína de trigo; *Proteína ou extrato de aveia - a referência na fórmula aparece como"Avena sativa" ou aveia; *Proteína ou extrato de centeio - a referência na fórmula aparece como "Secale cereale" ou centeio; *Proteína ou extrato de cevada - a referência na fórmula aparece como "Hordeum vulgare" ou cevada. ... ****************************************************************


Super interessante, não é? No grupo, é possível consultar essa lista e muitas outras atualizações. Então, minha outra dica é que vocês participem do grupo e consultem a lista por lá, tá?
Adoro o trabalho de grupos como esse e gosto muito de participar.

Então, cuidem-se!



Fonte: livro Vivendo sem glúten 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...