sábado, 10 de agosto de 2013

Receita de hoje: arroz piamontese e bife grelhado ao molho de mostarda


Para o dia dos pais, o almoço tem que ser bem especial, não acham? Aqui em casa será comemoração dupla, já que também será aniversário do meu pai. 
Essa receitinha é homenagem aos nossos heróis. Fiz esse prato há alguns fins de semanas atrás e a receita foi a mais votada para ser publicada nessa semana. 
No dia em que fiz, estava com vontade de comer alguma coisa diferente, bem saborosa. Eu sou maluca por comidas com molhos e então, pensei que seria muito bom fazer filés ao molho de mostarda. Para o acompanhamento, ainda não sabia o que fazer e não sei porque me lembrei de uma viagem que fiz em 2006, com os meus pais, para Petrópolis-RJ. Lá, comemos um prato típico da região: arroz piamontese. Basicamente, ele é um arroz cremoso com queijo. E o melhor, pode ser com arroz amanhecido.
Desde o diagnóstico, folheando meu caderninho de receitas, ficava chateada porque não poderia comê-lo mais, uma vez que a base dele é leite, creme de leite e queijo (MUITA lactose!). Mas, com o passar dos meses, foram lançados o leite de vaca e o queijo sem lactose. Não deu outra, pensei que essa combinação do molho de mostarda com o arroz ficaria excelente. 

Tive um pouquinho mais de trabalho porque substitui o creme de leite da receita do molho de mostarda por uma receita de molho branco, sem lactose. Mas, valeu a pena porque ficou tudo excelente! 
Sigam os passos e vocês não vão errar. Essa receita serve, aproximadamente, 4 pessoas.

Vamos aprender? 

Em primeiro lugar, vamos preparar nosso "creme de leite", ou melhor, nosso molho branco que substituirá o creme de leite na receita do molho de mostarda. Para isso, você vai precisar de:

- 1 dente de alho amassado
- 1 colher de sopa de margarina (indico a Becel do potinho azul, pois é sem lactose)
- 1 colher de sobrema não muito cheia de amido de milho
- 2 copos de leite (500 ml) de leite de vaca sem lactose (marca Piracanjuba). Reserve um pouquinho dessa quantidade para dissolvermos o amido de milho nele.
- Sal (só um pouquinho, lembrando que o creme de leite é neutro)

Em uma panela aqueça a margarina e doure o alho amassado. Quando dourar, acrescente o leite e deixe ferver (cuidado para não fazer sujeira no fogão, hein?!). Depois de ferver por alguns minutos (ele estará um pouco mais grossinho do que quando colocou na panela), coloque o amido de milho em um pouco de leite (para não empelotar). Aos poucos, vá colocando colheres de sobremesa dessa mistura e vá mexendo. Deixe ferver mais um pouco. A consistência dele deve ficar parecida com a do creme de leite, lembrando que quando o molho esfria, ele endurece mais um pouco.
Acrescente o sal e desligue. Reserve.

Agora, vamos preparar o arroz. Separe os seguintes ingredientes:
- 400 ml de leite de vaca sem lactose 
- 4 xicaras de arroz cozido (pode ser o arroz do dia anterior)
- 1 cebola média bem picadinha
- 2 colheres de sopa de margarina usei a Becel do potinho azul, que é sem lactose)
- Queijo sem lactose (usei o queijo mussarela, da marca Balkis, que é sem lactose)
- Sal (se necessário) e noz moscada a gosto

Aqueça a manteiga. Acrescente a cebola e refogue um pouco. Coloque o arroz e mexa bem. Em seguida, acrescente parte do leite, mexendo até que que comece a ficar cremoso. Jogue os pedaços de queijo e mexa para que eles derretam. Caso haja necessidade, acrescente mais leite e sal. Se desligar o fogo, o tempo em que ficará desligado, vai fazer com que ele fique grudadinho. Na hora de servir, é só jogar um pouquinho mais de leite. Sirva logo em seguida. Quem quiser, pode jogar queijo ralado por cima.


Vamos para a última parte: o bife grelhado com o molho de mostarda.

- 8 bifes (costumo usar filé mignon ou contra-filé)
- 4 colheres de sopa de mostarda (usei a comum, amarela)
- Molho branco que já fizemos e reservamos
- 1 colher de sopa de molho inglês
- Um pouquinho de leite (meio copo ou até menos)
- Sal para os bifes e, se necessário, para o molho (lembre-se que a mostarda já é bem salgadinha)

Em uma panela teflonada e com pouco óleo, frite os bifes. Não salgue antes de fritá-los para que não percam água e fiquem duros. Salgue quando já estiverem sendo fritos na panela. Coloque o sal em ambos os lados da carne. Reserve os bifes.


Na mesma panela em que fritou os bifes (para aproveitar o fundinho que ficou queimado), jogue o molho branco e vá acrescentando todos os outros ingredientes, mexendo. 

Em um refratário, coloque os bifes e jogue o molho por cima. Se achar necessário, leve ao forno para esquentar um pouco mais a carne. 

E está prontinho! É só se deliciar!



Espero que todos gostem desse prato e que ele também agrade a todos os papais, celíacos ou não.

Feliz dia dos pais para todos os meus leitores e um ótimo fim de semana!


Beijocas


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...