terça-feira, 3 de julho de 2012

Receita de hoje: torta de limão


Eu não sei vocês, mas eu AMO torta de limão. A receita original é fonte de muito glúten, por causa da farinha, e muuuuuuuuita lactose, por causa do leite condensado e creme de leite.
Eu estava com uma bolacha e cookies encostados no armário, que eu havia comprado e não gostei muito. Eis que abri o armário e então me surgiu uma SUPER idéia: reaproveitá-los, fazendo uma torta de limão. 
Claro, pra variar, meu namorado entrou na dança e criamos essa receitinha, que ficou deliciosa.

Para a massa, você vai precisar de:
- 120g de cookies ou bolachas (sem glúten, sem lactose e de preferência no sabor baunilha)
- 2 colheres de sopa (não muito cheias) de margarina (Becel - do potinho azul -, que é sem lactose)

Com um processador de alimentos, processe os cookies ou bolachas até que se forme um farelo. Coloque, em um refratário de vidro (que possa ir ao forno), o farelo e a margarina e vá amassando com as mãos. Depois de misturá-los ajeite a massa no refratário, deixando-a um pouco alta nas bordas. Leve ao forno por aproximadamente 15 minutos. Não se esqueça de ficar observando para que ela não queime. O objetivo é que a massa apenas seque.

Para o recheio:
- 1 lata de "leite" condensado de soja (Soymilke)
- 1 caixinha de creme de soja (meu preferido, Batavo)
- 1 colher de sobremesa de açúcar 
- 5 colheres de sopa de limão espremido

Em um liquidificador, bata o "leite" condensado de soja e o creme de soja. Depois de batido, acrescente o açúcar. Bata novamente. Aos poucos e experimentando, adicione o limão espremido. 
Retire a massa do forno e deixe-a esfriar. Quando ela já estiver fria, coloque o recheio por cima e leve a geladeira, até que fique consistente.

Dica: a torta sem glúten e sem lactose fica menos consistente do que a receita original (com leite condensado e creme de leite). Então, antes de servir, deixe uns 40 minutos, aproximadamente, no congelador ou freezer. 

Prontinho! Agora é só se deliciar! 
Sirva depois do almoço, jantar ou no café da tarde. Ninguém vai resistir.

Estão curiosos para ver como ficou? Podem babar!


Clique na foto para visualizá-la em tamanho maior

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...